Vertigo
Blog
Panini Comics

Vertigo: os melhores do ano, os melhores da década
28/dez/2009

Fim de ano, para quem gosta de cultura pop, é hora de fazer Top 10, Top 20, Top 100… Enfim, as tradicionais listas de melhores do ano. Como não podia deixar de ser, a Vertigo esteve presente nas listas das principais publicações de crítica dos quadrinhos dos EUA, lembrada não só pelo que lançou em 2009 – mas também pelo que fez durante a década.

Sim, porque 2009 é o fim dos anos 00. E tome lista de melhores da década pipocando por aí – todas, claro, destacando o que a Vertigo fez de melhor nesses últimos dez anos.

Confira os principais títulos Vertigo mencionados nas listas:

- Escalpo continua sua carreira de sucesso entre crítica e público. É o segundo lugar no Top 10 do crítico Brian Cronin, do respeitado blog Comics Should Be Good, nono lugar na lista do coletivo Comics Alliance e sai recheada de menções entre as melhores do blog Multiversity Comics: melhor escritor, melhor série, até melhor capa (pela edição 31). Aliás, outra capa de Escalpo, a da edição 30, é mencionada na lista de 50 Melhores Capas de HQs de 2009, composta por designers da área – Jock, o artista britânico responsável pelas capas, continua em alta.

- Para o escritor de HQs Paul Cornell (Capitão Britânia), Fábulas é “possivelmente o ponto mais alto dos quadrinhos” atualmente. É o que ele diz ao colocá-la na sua lista como série mensal favorita de 2009, no blog da loja Forbidden Planet.

- A respeitada revista Village Voice traz The Unwritten, série de Mike Carey e Peter Gross lançada este ano lá fora, entre as melhores do ano. O site IGN e o Multiversity Comics chamam-na de “Melhor Série Nova de 2009”. E Matthew Price, crítico do portal NewsOK, deixa-a no topo de seu Top 10 de revistas mensais.

- O IGN também destaca outro lançamento recente lá fora, Unknown Soldier, como Melhor Série do Ano.

- Entrando nas listas de melhores da década, o título mais lembrado é o de Y – O Último Homem. Está na lista de “Melhores Quadrinhos dos 00” do A.V. Club, dos “10 dos Melhores Quadrinhos Sci-Fi da Década” no io9 e ainda fica bem nos rankings da Paste Magazine (quarto lugar entre as 20 melhores graphic novels da década, para o primeiro volume de histórias) e do blog Techland (décima posição).

- A Paste ainda menciona o primeiro volume de Fábulas entre os melhores da década, assim como o Techland elege 100 Balas como vice-campeão. Por fim, a lista de HQs sci-fi do io9 também destaca duas publicações marcantes da Vertigo nos últimos anos: as minisséries 100%, de Paul Pope, e We3, de Grant Morrison e Frank Quitely, esta última já lançada pela Panini.


Por Fabiano Denardin




21 respostas para   
  “Vertigo: os melhores do ano, os melhores da década”

  1. Allan Chaves disse:

    Ai meu deus, quanta ansiedade para ler isso tudo. Continuem caprichando nos lançamentos Panini!

  2. Alguma chance de termos Sandman: Dream Hunter em 2010? a íltima versão já esta esgotada a anos.

  3. Marcos Vinicios disse:

    É importante ressaltar que a década só acaba no final de 2010, ou seja, ainda temos mais um ano de lançamentos para se modificar tal lista. E eu espero que modifique, quero mais quadrinhos bons…

    Abraço e felicidade a todos
    Um bom 2010

    • Fabiano Denardin disse:

      Oi, Marcos. A 1a década dos anos 2000 acabou de fato no fim de 2009 e é composta pelos anos 2000 a 2009. Já a 1a década do século 21 acaba no fim de 2010. Essa dicussão é apenas sobre convenções, temos tantos calendários no mundo que tem décadas pra todos os gostos :).

  4. murilo leandro disse:

    Fabiano, o que você acha da série Filth do Morrison? Tem chance de sair no Brasil?

  5. E sobre 100 Balas,Fabiano,alguma coisa pra 2010?
    Abraços
    Zerramos

  6. Bem pelo menos diferente da megasena aqui eu vez ou outra acerto,mas voltando à vaca fria:100 Balas encadernados ou ediçòes mais ou menos mensais como fazia a Pixel?
    Grato pela resposta
    Zerramos,em busca do comentário 1500!

  7. Leonardo Pinheiro disse:

    Vocês tem planos para Transmetropolitan e Os Invisíveis??

  8. anderson b. disse:

    Sobre 100 Balas, na Vertigo #1 foi informado que seriam encadernados para bancas (só não infomava data de lançamento nem a partir de que volume). Isso já está certo, né?

  9. anderson b. disse:

    Fabiano, a Panini ainda mantém a intenção de publicar de três a quatro encadernados de cada série por ano? Se for assim, Y: O Último Homem vol. 2 deve sair muito em breve, não?

    Estou adorando esses encadernados para bancas! Já comprei Ex Machina, Fábulas e Hellblazer (sou um dos “órfãos” da Pixel e foi bom ver os arcos terminados em edições caprichadas).

    Fiquei pensando sobre o “Highwater”, que fecha a fase do Azzarello em Hellblazer. Eu gostaria muito que saísse em um volume só, mas a julgar pelos valores praticados pela Panini, a diferença de preço entre um volume com 11 histórias e dois com 6+5 histórias deve ser pequena, e comercialmente faz mais sentido ter dois volumes baratos do que um mais caro (infelizmente). Além disso, o último arco, “Ashes and Dust”, tem cinco edições, o que facilita a divisão do encadernado.

    Sei que você vai dizer que estou colocando o carro na frente dos bois, que “Congelado” acabou de sair e tal… mas o “editor” em mim não consegue evitar de pensar nessas coisas (até já pensei qual poderia ser a capa do “Ashes and Dust”! – socorro! preciso de ajuda!) e achei que seria legal compartilhar.

    abs
    anderson b.

  10. Endrix Dantas disse:

    Existe previsão de uma reimpressão do 1º volume de y, pois ainda não circulou nas bancas aqui em Manaus. Portanto, gostaria de saber se há esta possibilidade para poder comprar via internet.

  11. Adriano de Souza disse:

    cinco meses já passaram, e aguardo ansiosamente que a Panini quebre a maldição do “volume 1″ pelo menos com Y O Ultimo Homem. Não havia um cronograma de publicar um volume a cada quatro meses, como anunciado num desses sites de notícias sobre quadrinhos?

    • Fabiano Denardin disse:

      Não, não havia um cronograma. O que foi falado é que teremos de 3 a 4 encadernados do Y em um período de 12 meses. Mas em nenhum momento colocamos uma periodicidade de 4 meses entre os lançamentos. Y 2 está vindo aí, fique calmo.


Nota sobre os comentários

LEIA ANTES DE POSTAR

ATENÇÃO: Dúvidas referentes a preço, acabamento ou distribuição devem ser encaminhadas para o e-mail atendimento.cliente@panini.com.br. Todos os comentários do site são lidos e aprovados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde. O processo pode demorar até uma semana ou mais em alguns casos. Apenas serão publicadas e respondidas dúvidas referentes ao material Vertigo ou Wildstorm. É proibida a utilização do espaço de comentários para a divulgação de sites pessoais ou outros sites de vendas de produto. Qualquer comentário mencionando pirataria será excluído.

Acompanhando a discussão deste post via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Clique aqui para assinar notificações via RSS.
Não sabe o que é RSS? Aprenda aqui!
Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

Termos de copyright e uso

Termos de uso

™ & © 2014 DC Comics. All Rights Reserved.
Vertigo is a trademark of DC Comics.
Todos os direitos reservados.

Panini Comics, DC Comics, e todas as outras marcas, imagens e logos são protegidos pelo direito do autor TM & © 2014. As obras protegidas pelo direito do autor são usadas exclusivamente para fins jornalísticos.

O material de divulgação apresentado na forma de papéis de parede, banners, posters e avatares é exclusivo para uso pessoal. Qualquer uso comercial do material disponibilizado pela Panini Comics sem prévia autorização é proibido sob penas da lei.

Conheça a Equipe do Hotsite Vertigo.
Desenvolvido com a plataforma WordPress.
Receba as revistas Panini Comics em casa: Assine Panini.
E agora também... Assine Vertigo! Clique aqui agora mesmo!

Comentários Recentes