link08 link01 link02b link03 link04 link05 link06 link09 link07

ALGUNS DOS CRIADORES DE WOLVERINE

Len Wein e um fã Fonte: Wikipedia

Len Wein

Não bastasse ser criador de personagens históricos como o Monstro do Pântano (junto a Berni Wrightson) e os X-men Noturno, Tempestade e Colossus (com Dave Cockrum), o norte-americano Len Wein ainda é responsável por trazer ao mundo o mutante mais famoso dos quadrinhos: Wolverine.

Ao lado do icônico John Romita Sr. (que criou o primeiro visual do herói) e de Herb Trimpe, foi esse roteirista de 60 anos que introduziu o mutante no Universo Marvel, ao jogá-lo em rota de colisão com um certo Golias Esmeralda, em 1974.

Depois disso, Wein ainda roteirizou outros personagens históricos como Batman e Lanterna Verde e, mais recentemente, histórias da Liga da Justiça. Ele hoje vive na Califórnia com sua esposa e há pouco tempo foi destaque novamente por um fato infeliz, o incêndio de sua casa, que destruiu parte considerável da história das HQs.

 
Dave Cockrum Fonte: Blackhawk

Dave Cockrum

Pode-se dizer que Giant Size X-Men 1, de 1975, foi o pontapé inicial que lançou o baixinho Wolverine para o estrelato. Ilustrada pelo conceituado David Emmet Cockrum, a revista vendeu extraordinariamente bem e, além de levantar a bola dos mutantes como um todo, tornou Logan um nome a ser lembrado (apesar da edição não ser centrada no personagem).

A curiosidade é que duas marcas registradas do carcaju até hoje foram obras de Cockrum: o rosto “civil” de Wolverine, incluindo seu pitoresco corte de cabelo, e sua nova máscara, diferente da criada por John Romita. A nova máscara foi adotada após o desenhista notar — e adotar — um erro do capista da edição Gil Kane, que havia desenhado os detalhes mais longos que o correto.

 
John Byrne Fonte: Wikipedia

John Byrne

John Byrne é o homem que salvou Wolverine. Explica-se: logo após Dave Cockrum deixar o título dos X-Men, o escritor Chris Claremont estava prestes a abandonar o abandonar o personagem. Ele foi impedido por Byrne, novo ilustrador da série, que não queria ver um conterrâneo canadense sendo colocado de escanteio.

Foi Byrne também quem inventou o famoso uniforme marrom, usado por muito tempo pelo personagem. O roteirista/ilustrador também influenciou profundamente a definição do passado sombrio e selvagem de Logan.

 
Barry Windsor-Smith Fonte: ComicVine

Barry Windsor-Smith

E por falar em passado, os fãs de Wolverine podem agradecer ao britânico Barry Windsor-Smith por uma das melhores e mais seminais histórias do herói de todos os tempos: Arma X!

Nunca antes daqueles 13 números da revista Marvel Comics Presents havia se visto um herói mutante sofrer tanto, e ser capaz de tantas brutalidades. A origem do carcaju depois de Arma X foi revista e recontada muitas vezes, mais em nenhuma delas deixou-se de fazer reverência a esta obra-prima dos quadrinhos.

 

Joe Quesada, Paul Jenkins, Bill Jemas

Mas quando parecia que as raízes do mutante mais invocado do mundo estavam definidas de vez, foi a vez deste trio de roteiristas dar a sua versão dos fatos. E Origem, publicada de novembro de 2001 a julho de 2002, sem dúvida nenhuma, cumpriu seu papel. Ilustrada por Andy Kubert, a história é a pedra fundamental de boa parte do que acontece com o herói hoje em dia. Uma leitura indispensável tanto pela relevância quanto pela qualidade artística elevada.

Copyright © 2014 Panini Comics. Todos os direitos reservados. Marvel Comics e todas as imagens e logos são protegidos pelo direito do autor TM & © 2014. As obras protegidas pelo direito do autor são usadas exclusivamente para fins jornalísticos.